sexta-feira, 10 de junho de 2011

Jean Baptiste de Lamarck

Nasceu em 01 de agosto de 1744.



Também conhecido como Chevalier de Lamarck, o naturalista francês publicou a teoria que hoje chamamos de “Lamarckismo” no seu livro “Philosophie zoologigue” em 1809.
A teoria de Lamarck baseou-se em duas idéias básicas:


  •  A lei do uso e desuso: Quanto mais um órgão ou uma parte do corpo é usado, mais ela se desenvolve, já as que não são utilizadas, enfraquecem, atrofiam e acabam desaparecendo.
  •  A lei da Herança dos Caracteres Adquiridos: Segundo Lamarck qualquer animal poderia transmitir aos seus descendentes aquelas características que se atrofiavam pelo desuso ou se desenvolviam pelo uso.

De acordo com as idéias de Lamarck, novas espécies aparecem por evolução, devido à aquisição ou perda de caracteres.
Em 1859 foi publicada “A origem das espécies” de Charles Darwin, que abalou o fundamento principal da teoria de Lamarck afirmando que a evolução das espécies se daria pela seleção natural, e não pelo uso e desuso. Segundo a teoria de Darwin algumas variações nos organismos surgiriam ao acaso e, caso essas alterações os tornassem mais aptos que os outros organismos estes sobreviveriam, transmitindo suas características aos seus descendentes.
O fato é que a teoria de Lamarck não foi aceita, e a “Teoria da evolução” de Darwin é que foi escolhida como verdadeira pelos cientistas.


Morreu em 28 de dezembro de 1829.

0 comentários:

Postar um comentário