terça-feira, 15 de novembro de 2011

Tétano





Tétano é uma doença causada por uma neurotoxina produzida pelo Clostridium tetani, uma bactéria em forma de esporos encontrada no solo. Não é um doença transmissível, e pode atingir pessoas de qualquer idade, e sua ocorrência é mais frequente onde a população tem baixo acesso à assistência médica.


Os esporos do Clostridium tetani são encontrados também na pele, intestino e fezes de animais, principalmente em áreas rurais, sem causar a doença. Quando entra em contato com ferimentos, os esporos passam para a forma vegetativa, multiplicando-se e produzindo suas 2 toxinas (tetanolisina e tetanospasmina) que são disseminados através do sistema circulatório.


Os primeiros sintomas ocorrem por volta de 10 dias, e as primeiras manifestações são dificuldade de abrir a boca e engolir ocorrendo progressão pra contrações musculares que se comprometerem os músculos respiratórios podem por em risco a vida do indivíduo.


O tratamento é feito previamente com a vacina, e se a pessoa é contaminada ele é internado em um hospital para a administração de remédios e é mantido sob vigilância constante, geralmente de três à quinze semanas.

0 comentários:

Postar um comentário