terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fernando Collor





Fernando Affonso Collor de Mello foi o primeiro governante civil brasileiro eleito por voto direto desde 1960. Collor foi ex-governador de Alagoas, com apoio das forças conservadoras, derrotou Lula,  em 1988, no segundo turno. Suas promessas politicas eram o fim da inflação e a moralização política, além de oferecer modernização neoliberalista à elite econômica do país, prometendo redução do papel do Estado na economia, apoio às empresas brasileiras para competirem com empresas estrangeiras e redução da burocracia na economia.


Lançou o plano Collor, progrma de estabilização baseado no congelamento temporário de preços e salários, um gigante confisco monetário e reformulação dos índices de correção monetária. Tomou providencias para abrir a economia nacional à competição externa, facilitando a importação no país.






Porém, o governo de Collor não acabou com a inflação, e aumentou a recessão, circularam suspeitas que altos cargos do governo estavam envolvidos em uma grande rede de corrupção. Houveram intensas denúncias depois das suspeitas, que somado à situação econômica da época, ocasionou manifestações em todo país, com estudantes pedindo impeachment do presidente, e depois de acusações, protestos e mais protestos renunciou o cargo momentos antes de ser deposto. Seus direitos políticos foram cassados por 8 anos, e foi denunciado pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção.

0 comentários:

Postar um comentário