quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Carolus Linnaeus

23/05/1707- 10/01/1778 
Carolus Linnaeus ou Lineu foi botânico, zoólogo e médico sueco.

Criou a nomenclatura binomial e a classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna", e era o botânico mais reconhecido da sua época, sendo também conhecido pelos seus dotes literários.

Quando criança, Lineu foi criado para ser da Igreja, como seu pai e seu avô materno haviam sido, mas ele tinha muito pouco entusiasmo pela profissão. Assim passou-se a se interessar por plantas como seu pai, Nils.

Estudau Medicina na Universidade de Lund, um ano depois, transferiu-se para  a Universidade de Uppsala, onde passou os sete anos seguintes. 

Convencido de que os estames e pistilos das flores seriam as bases para a classificação das plantas e ele escreveu um curto estudo sobre o assunto que lhe rendeu a posição de professor adjunto. E com isso começou a lecionar em 1730.

Explorou a Lapônia, que era praticamente desconhecida. Isso fez com que escrevesse um livro, "Flora lapponica", publicado em 1737.

Voltou à Suécia em 1738, onde praticou medicina, e lecionou em Estocolmo até ser nomeado professor em Uppsala. Fez depois mais três expedições a diversas partes da Suécia. Um ano depois casou-se com Sara Lisa Moraea,filha de um médico, com quem havia noivado cinco anos.

Por volta de 1774 sofreu vários problemas de saúde,e foi quando sofreu seu primeiro acidente vascular cerebral, imobilizando seu lado direito do corpo.


0 comentários:

Postar um comentário