1913-1980
Vinícius de Moraes foi muito importante no meio cultural brasileiro. Diplomata destacou-se como poeta modernista, compositor e letrista popular.
Desde cedo Vinícius de Moraes era atraído pela música, assim teve seu primeiro poema musical publicado na revista A Ordem, em 1932. No ano seguinte publicou seu primeiro livro no mesmo ano em que concluiu o curso de direito, em 1933.
De um início marcado fortemente pela religiosidade neo-simbolista, o lírico Vinicius passa para uma temática mais próxima do amor, do erotismo e das angústias do desejo. Fala mais do cotidiano, de temas sociais, e sua linguagem se torna mais coloquial.
Compõe seu primeiro samba: "Quando tu passas por mim", um ano depois publica a peça: Orfeu da Conceição, em 1954. Dois anos depois conhece o compositor Tom Jobim, e com ele compôs: "Chega de Saudades" e "Outra vez", músicas que se tornaram um marco da Bossa nova.
Aposentado pelo regime militar, torna-se parceiro do violinista Toquinho, com quem fez shows no Brasil e exterior até sua morte.
0 comentários:
Postar um comentário