Filósofo grego, um dos maiores pensadores de todos os tempos.
384 a.C. – 322 a.C.
Nasceu em Estagira, na península macedônica da Calcídica,filho de Nicômano, amigo e médico pessoal do rei Amintas 2°, pai de Filipe e avô de Alexandre, o Grande.
Mudou-se para Atenas quando tinhas seis 16 ou 17 anos, estudou na academia de Platão até a morte do mestre, no ano de 347 a.C.
Depois de se casar com Pítias, sobrinha do tirano local que é assassinado, fugiu para Mitilene, na ilha de Lesbos onde foi convidado para a Corte da Macedônia, que durante três anos, exerceu o cargo de tutor de Alexandre, mais tarde "o Grande".
Por volta de 355 a.C. voltou a Atenas, fundando uma escola próxima ao templo de Apolo Lício, de onde recebeu seu nome de "Liceu".
Depois de um tempo mudou o nome para Peripatética e que tornava-se a escola rival e ao mesmo tempo a verdadeira herdeira da Academia platônica.
Alexandre morre em 323 a.C., e o imenso império por ele erguido esfacelou-se.
Malvisto pelos atenienses por sua origem macedônica, foi acusado de "ateísmo" ou "impiedade". Para não ter o mesmo fim de Sócrates, condenado ao suicídio, exilou-se voluntariamente em Cálcida, na ilha da Eubéia, onde morreu um ano depois..
Suas investigações filosóficas deram origem a diversas áreas do conhecimento. Entre outras, podem-se citar a biologia, a zoologia, a física, a história natural, a poética, a psicologia, sem falar em disciplinas propriamente filosóficas como a ética, a teoria política, a estética e a metafísica.
"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete"
0 comentários:
Postar um comentário